Mato Grosso, Domingo, 28 de Abril de 2024     
Novo Portal
Tem início a 8ª Semana de Letras da Unemat em <b>Alto Araguaia</b>
Tem início a 8ª Semana de Letras da Unemat em <b>Alto Araguaia</b>
30/05/2006 15:46:25
por Coordenadoria de Comunicação Social

Cerca de 270 acadêmicos e professores de Letras, Computação e Comunicação Social participaram ontem à noite (29.05) da abertura da 8ª Semana de Letras, no campus regional da Unemat em Alto Araguaia. O evento se estende até domingo (04.06) e inclui mesas redondas, mini-cursos, comunicações e programação cultural.

Depois da abertura oficial da Semana de Letras seguiu mesa redonda, abordando o tema “Difusão da Literatura Mato-grossense”. Uma das maiores pesquisadoras do assunto no país, a Pós-Doutora Yasmin Jamil Nadaf, ressaltou a importância dos estudos nesta área. “É com grande alegria que vejo a Unemat abraçando o projeto da preservação da memória da literatura moto-grossense”, declarou.

A professora falou sobre o lançamento livro “Machado de Assis em Mato Grosso: textos críticos da primeira metade do século XX”, do qual é organizadora. De acordo com ela, a riqueza deixada pelo autor para a humanidade também foi lida, estudada e pesquisada em Mato Grosso. “Em questão de produção e crítica literária, o Estado não fica atrás do que se faz em outros locais. Temos que valorizar o que é feito em termos regionais”.

Em seguida, a Dra. Walnice Vilalva, professora da Unemat em Tangará da Serra que integra o grupo de pesquisa de “Preservação e difusão da Literatura mato-grossense no início do século XX”, falou sobre duas obras raras que estão sendo estudadas por meio do projeto: o romance “Piedade” de José de Mesquita e “Mirko” de Francisco Bianco Filho.

A mesa foi coordenada pelo Ms. Isaac Newton de Almeida Ramos, diretor do Instituto de Linguagem da Unemat. O professor afirmou que as pesquisas sobre a produção literária do Estado estão rendendo bons frutos. E destacou que sete obras de escritores mato-grossenses do final do século XIX e início do XX serão reeditadas pela Unemat Editora, com o apoio do Governo do Estado. O lançamento está previsto para o Literamérica 2006, realizado em setembro em Cuiabá. “O conhecimento e a leitura desses textos está se expandindo. O que eram vozes solitárias, agora ecoam cada vez mais no meio acadêmico”, disse.

A 8ª Semana de letras segue até Domingo (04.06) com ampla programação.

Dia 30 de maio, hoje: haverá mesa redonda “Contribuições do Cepel (Centro de Pesquisas em Lingüística) para o ensino da Língua Portuguesa”, com os professores: Dra. Ana Maria Di Renzo, Dra. Olímpia Maluf Souza (ambas da Unemat de Cáceres) e Dr. Roberto Leiser Baronas (Unemat Alto Araguaia).

Dias 31 de maio e 1º de junho: São oito opções de mini-cursos, com 30 vagas cada, abordando os temas: Literatura e ensino, Proposta para o ensino da Literatura, Obras raras da Literatura Mato-grossense, Análise do discurso político e derrisão, Estruturação da produção escrita, Processo de formação de palavras na língua inglesa, Métodos e técnicas de redação em sala da aula e Noções básicas de Libras.

O organizador do evento, Ms. Jesuíno Arvelino Pinto, professor do Departamento de Letras, explica que as inscrições superaram as expectativas. “A participação dos alunos está sendo muito grande. Todos os mini-cursos já estão com as inscrições esgotadas”, comemora.

Dia 02.06: Sessões de Comunicações: espaço para que professores e acadêmicos apresentem projetos em andamento ou concluídos.

Entre os dias 2 e 4 de junho: as noites do Caipiletras serão animadas por quadrilhas, apresentações culturais e barracas com pratos típicos representando a variedade da culinária brasileira.

Danielle Tavares

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada